Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações
Infrações de transito X Direitos do Seguro
Não há dúvida que os números de pessoas que perdem a vida em acidades trânsito são alarmantes. Porém é importante que todos nós possamos nos lembrar que as principais infrações de transito que causam acidentes no Brasil são o excesso de velocidade, embriaguez e uso de celular ao volante. Além de acidentes, multas e pontos na carteira de habilitação, a perda do direito ao seguro auto também é um grande problema gerado por essas infrações.
Um estudo da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) apontou que o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil.
Com a propagação das redes sociais e a constante necessidade de muitos de se atualizarem, responder uma mensagem ou até mesmo gravar algum vídeo ao volante diminui sua atenção tornando propício algum acidente.
Já a Lei Seca completa 10 anos em 2018 e a embriaguez ao volante continua sendo uma das maiores causas de acidentes no País. “Nota-se que uma lei mais severa não mudou o comportamento dos motoristas brasileiros”, pontua Graziela Vellasco. Além disso, a recusa ao bafômetro também gera a perda do direito à indenização do seguro.
A perda de direito ao seguro auto está prevista no Código Civil, artigo 768: “o segurado perderá o direito à garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato”, além de citada em destaque nas Condições Gerais do Segurado.